Google Plus abandona convites e lança videochat no celular
|
O Google+ anunciou nesta terça-feira que está, agora, aberto para qualquer pessoa criar um perfil, sem necessidade de convite, como foi desde seu lançamento, há três meses. Segundo o TechCrunch, em post no blog oficial do gigante de buscas, Vic Gundotra escreveu sobre as 99 melhorias implantadas na rede social desde que foi ao ar, oito anunciadas no mesmo texto – além da centésima, de registros abertos a todos.
Dentre as novidades anunciadas pelo vice-presidente sênior de engenharia do Google, está a estreante caixa de busca do Plus. Os resultados apresentados por ela misturam pessoas e posts da rede social com "conteúdos relevantes da web sobre o tema pesquisado". Além disso, há opções de filtros por publicações mais recentes ou "melhores da lista", e é possível buscar entre os Sparks.
Outra mudança grande foi implementada no Hangouts, de chat em vídeo para até 10 participantes, que agora pode ser usado em smartphones com Android 2.3 ou maior. O aplicativo do Plus para equipamentos da Apple, com iOS, deve recebem a melhoria "em breve".
O streaming de vídeo também ganha a opção On Air (no ar, em tradução livre), que permite transmissão pública, com até outros nove participantes interagindo e um número ilimitado de pessoas assistindo. A novidade ainda é restrita a alguns usuários, e será oficialmente estreada na quarta-feira à noite, em On Air Hangout com will.i.am, líder da banda Black Eyed Peas.
O Google+ Hangouts ainda passa a ter opção de tela compartilhada – para a imagem capturada pela webcam e para a imagem que o usuário vê em seu computador -, caderno de desenho coletivo, integração com Google Docs, e chats temáticos – para conversas abertas à participação de pessoas que não foram necessariamente convidadas por quem iniciou a transmissão. Gundotra lembra que as ferramentas ainda estão em construção, ou seja, podem apresentar bugs.
Por último, a lista de anúncios do VP sênior de engenharia inclui o lançamento do API do Google+ Hangouts.
No primeiro mês de vida, quando ainda era necessário ser convidado para a rede, o Google+ registrou mais de 20 milhões de usuários. O ritmo de crescimento não se manteve, no entanto, e a expectativa dos especialistas é quanto ao aumento ou não do número de perfis e de visitantes com a abertura para o público geral. Analistas acreditam que as novidades, anunciadas dois dias após a conferência do concorrente Facebook, F8, mostram um acirramento da disputa entre as duas redes sociais.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias