Marketing de influência: planejando sua estratégia

Marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores. Hoje, as redes de relacionamento viabilizam interações que nunca antes foram possíveis. Segundo dados da IAB (Interactive Advertising Bureau), 87% dos brasileiros com acesso à internet estão presentes em algum tipo de rede social e pesquisam cerca de três vezes antes de realizar alguma compra.

 

Entendendo os influenciadores

 

Neste contexto, se destacam os influenciadores: pessoas com grande alcance e capacidade de mobilização social, que atuam como agentes de persuasão e transformação em seu segmento. Os influenciadores interferem nas decisões de comprados clientes a favor de uma determinada marca porque estabeleceram com ela uma relação de confiança legítima.

 

Marketing de influência: planejando sua estratégia  ainda que a grande manifestação da influência se dê no ambiente digital, a relevância também se projeta ao meio off-line. Os influenciadores se tornam figuras públicas, onde seus comportamentos e opiniões são observadas por aqueles que possuem algum tipo de identificação com esta imagem.

 

Segundo o YouPIX, existem dois grupos de influenciadores e, dentro deles, diversos outros perfis:

 

Os criadores nativos digitais: os que nasceram por meio das redes sociais das quais participam e adquiriram reconhecimento no nicho em que atuam, seja qual ele for;

 

As celebridades: artistas, jornalistas, analistas, esportistas, entre outros. São pessoas públicas que adquiriram fama, independente de sua profissão e que desempenham o papel de influenciadores.

 

As tendências online já dominaram o mercado e não é à toa. Segundo o estudo já citado da Interactive Advertising Bureau, o faturamento de quem investe em marketing digital cresce 18% anualmente.

 

Marketing de influência: planejando sua estratégia além disso, 70% dos brasileiros utilizam a internet para se comunicar com uma marca. Configurando uma necessidade às empresas de fortalecer seus relacionamentos com a presença em redes sociais e ampliar seu alcance comunicativo com os influenciadores.

 

Se o objetivo da empresa está alinhado a essa tendência online de crescimento, os influenciadores ganham grande importância e se tornam uma oportunidade no mercado. Indivíduos com conteúdos e engajamento relevantes perante o público da marca, se encaixam em planejamentos de comunicação por sua presença na mídia e alcance.

 

 

Identificando influenciadores de sua marca

 

Identificar e mapear os influenciadores é um dos principais passos de uma boa estratégia de marketing de influência para ampliar a divulgação e alcance comunicativo das marcas. A escolha dos influenciadores certos é essencial e vai de acordo com o perfil segmento da empresa.

 

Segundo um estudo do Schlesinger Associates, 75% dos profissionais de marketing consideram encontrar o influenciador ideal o maior desafio de toda a estratégia de marketing de influência.

 

A marca precisa saber exatamente quem o influenciador vai atingir para planejar seu relacionamento e programa de influência. A escolha de uma pessoa para representar e impulsionar as ações da empresa deve ser cautelosa. Existem critérios de decisão que devem ser levados em consideração.

 

Antes de tudo, você deve conhecer o seu segmento e seu público. Desta forma, você consegue saber que tipo de influenciador é mais relevante para seus negócios (analista, jornalista, youtuber, etc) e mensurar o nível de relevância e influência de cada um.

 

 

Como mapear por nível de influência?

 

O influenciador deve continuar com sua própria criação de conteúdo e a afinidade deve ser mútua neste relacionamento. Em sequência, para realizar o mapeamento, você deve seguir algumas etapas:

 

Defina um objetivo para suas estratégias de marketing de influência (aumento de vendas, melhora de relacionamento, valorização de imagem, crescimento da presença digital, entre outros);

 

Entenda os tipos de influenciadores no mercado e os que mais fazem sentido para sua marca;

 

Identifique os indivíduos que conversam com o público de sua empresa e qual é o tipo de relacionamento que já existe entre eles (conteúdos, canais, diálogos, níveis de satisfação);

 

Defina uma ordem de relevância em sua lista de influenciadores identificados e saiba qual tem maior identificação e afinidade com sua marca e é a cara da empresa, afinal o conteúdo será produzido por ele com total independência;

 

Defina métricas para encontrar os melhores influenciadores. Nem sempre likes, visualizações ou seguidores significam relevância para o seu público em questão;

 

Saiba qual o melhor canal e ação para alcançar seu objetivo;

 

Tenha um planejamento de relacionamento, com estratégias e ações de marketing de influência para guiar sua escolha.

Não existe uma regra para definir um exato perfil de influenciador. Porém, segundo Gabriel Ishida, autor do livro “Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações” do IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), mensurar nível de influência e relevância dos influenciadores depende de interações e capacidade de engajamento, menções espontâneas de outros perfis, perfil de interesse dos seguidores, potencial de disseminação e evidência em veículos.

 

Fonte: http://www.comunique-se.com.br