Marketing Digital, um plano para sua empresa.

Marketing digital

conteúdo relevante

Cada vez mais empresas decidem iniciar o uso de ferramentas do marketing digital em suas ações de marketing. As redes sociais, anúncios online, e-mail marketing e diversas outras plataformas se mostram muito atrativas para quem deseja aumentar as suas vendas e conquistar clientes online. Mas sem um planejamento bem estruturado, esses esforços podem se tornar custos e não trazer os resultados esperados pelo negócio. Um plano de marketing digital é o primeiro passo para uma estratégia que vai se mostrar valiosa para a empresa, assim, é preciso organizar muito bem quais serão as ações escolhidas, o que você espera atingir e quem é o público do seu negócio. Por isso, criamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber sobre como fazer um plano de marketing digital para a sua empresa. Aqui, vamos abordar os principais pontos que compõem um planejamento de qualidade.

Sempre que experimentamos algo novo, surge a dúvida se aquilo é o certo para o que precisamos, se é o adequado para as nossas necessidades e objetivos. Com o marketing digital não é diferente, principalmente por existirem diversos aspectos que envolvem o mundo online. Existem diferentes ferramentas que se moldam aos mais diversos tipos de negócio. As redes sociais se adequam à maioria das empresas, mas existem outras ações mais completas e com propósitos diferentes. O marketing de conteúdo procura criar conteúdo relevante para a sua audiência, tratando de dúvidas, dores e expectativas do seu público-alvo com o seu negócio e a sua área de atuação.

O inbound marketing é a máquina de geração de leads que utiliza o marketing de conteúdo para atrair, nutrir e converter oportunidades de negócio em clientes. O clássico e-mail marketing ainda é um dos principais aliados dos times de marketing que desejam converter clientes. Existem diferentes meios para diferentes objetivos e empresas. O importante é encontrar aquilo que o seu negócio precisa. Principalmente porque os meios digitais são bem diferentes do offline. É preciso conhecer o seu público, investir na criação de conteúdo e promoção desse material. A audiência tem muito mais voz online e essas interações são muito importantes para o negócio.

  1. DEFININDO A VERBA

Toda estratégia precisa de um investimento. Uma das grandes vantagens do meio digital é que o quanto você irá gastar muda de acordo com o seu bolso, mas também com o desenvolvimento da estratégia. É possível adequar, alterar e otimizar sempre que possível. Para definir a melhor verba (budget) para a sua estratégia é preciso levar em conta em quais canais você estará presente, quanto custa cada um desses canais e quem vai gerenciar a estratégia. Para que o marketing digital não se torne um gasto, é importante acompanhar de perto o desenvolvimento das suas ações.

Nunca é demais lembrar que, apesar de ser importante estabelecer uma quantia inicial de investimento, ela pode ser adaptada e alterada ao longo do desenvolvimento da sua estratégia. Vamos supor que um dos canais escolhidos não está gerando o retorno esperado, você pode cortar o investimento que está sendo direcionado para ele. Essa quantia pode ser redirecionada ou retirada do budget inicial definido, o que for melhor para a sua estratégia!

B) TRAÇANDO OBJETIVOS

O que você quer com marketing digital? Essa é uma das perguntas mais difíceis a serem respondidas pelos times de marketing. Mas não porque a resposta está escondida, mas sim, por haverem diversas opções. É difícil escolher somente um objetivo!

Mas, para ter foco, é preciso ter um objetivo principal, mesmo que existam outros secundários. O que você espera alcançar deve estar dentro das expectativas de onde a empresa deseja chegar. Ou seja, os objetivos do marketing digital precisam estar atrelados aos objetivos da empresa como um todo.

C) ENTENDA SUA PERSONA

O marketing digital é muito direcionado para o público. Como ele tem um grande poder de escolha e opinião, as suas ações precisam ser condizentes com o que ele espera da sua empresa. Para entender melhor qual é a sua audiência, é preciso trabalhar com personas. Elas são perfis semi ficcionais do seu cliente ideal e vão muito além de um público-alvo composto de idade e sexo.

Uma persona consiste em entender as dores, dúvidas, expectativas e objetivos dos seus clientes e, assim, montar a melhor estratégia para atender essas necessidades através do marketing digital. Idealmente, quanto menos personas, melhor. Isso acontece porque, para você criar conteúdo de qualidade o suficiente, manter a frequência de postagens e atingir uma parcela considerável da sua audiência é preciso uma boa equipe de marketing, e isso para apenas uma persona! Para cada uma que você criar, é preciso montar uma estratégia de conteúdo, entender o que elas querem consumir e colocar em prática esse planejamento.

Fonte: https://paginas.organicadigital.com/