Google descontinua ferramenta de busca local para desktops

Com a popularidade da computação em nuvem,empresa decidiu parar de oferecer a ferramenta, lançada em 2004.

O Google descontinuou o Google Desktop, aplicação lançada em 2004 para permitir que os usuários pesquisassem por aquivos e dados armazenados no disco rígido do computador. Este foi um dos primeiros desenvolvimentos da empresa direcionados para competir com a Microsoft, com objetivo de melhorar a funcionalidade de busca nativa do Windows.  

 

 

O Desktop acirrou a competição entre as duas empresas. Em resposta ao seu lançamento, a Microsoft acabou lançando seus próprios produtos para busca local, bem como o Yahoo.  Agora, o Google decidiu que, com a popularidade da computação em nuvem, o crescente conforto dos usuários em aplicações web, e o crescimento do armazenamento de dados e arquivos online, chegou a hora de se despedir do Desktop. 

 

 

Além disso, os sistemas operacionais melhoraram a funcionalidade de busca local, de acordo com um post feito pelo Google. No próximo dia 14/9, a companhia irá remover os downloads do Desktop e irá interromper a entrega de updates e correções de bugs para instalações existentes do produtos, que foi utilizado por dezenas de milhões de pessoas ao passar dos anos. O Google não irá mais oferecer também suporte para as APIs, serviços, plug-ins e gadgets para o Desktop.

 

 

Fonte: idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal