PMEs no Brasil tem a internet como aliada para a sobrevivência

Atuantes em todos os setores de atividade, as micro, pequenas e médias empresas representam um “fôlego” extra para a economia nacional, já que correspondem a 93% do mercado empresarial do País. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), até setembro do ano passado o número de empresas ativas no Brasil somava 17,5 milhões, sendo 88% delas, micro e pequenas.

 

A taxa de sobrevivência das 694.500 companhias criadas em 2009 passou de 77% em 2010 para 39% em 2014 – ou seja, três a cada cinco empresas fecharam as portas após cinco anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PMEs no Brasil tem a internet como aliada para a sobrevivência

Do ponto de vista de Eugênio Pachelle, CEO da Eduzz, as principais causas para o desaparecimento dessas empresas são a falta de planejamento, deficiência na gestão e falta de políticas públicas. Ele acredita que esse cenário requer uma base de apoio para a sobrevivência desses empreendimentos. “Precisamos de uma verdadeira sustentação de conhecimento para os micros, pequenos e médios empresários criarem estratégias fundamentais para alavancar o negócio, tudo para conseguir atrair mais clientes e se tornarem relevantes no mercado”, defende.

 

Para Pachelle, uma das protagonistas dessa transformação é a internet que, segundo ele, é quem dá o fôlego que muitas vezes separa os que apenas lutam para se manterem vivos no mercado, daqueles que realmente geram resultados. “Empreender não é tarefa fácil, e os pequenos e médios empresários sabem bem disso, pois precisam competir com grandes concorrentes e altos tributos”, lembra. Por acreditar no potencial do digital para a geração de novos negócios, ele cita sete pilares fundamentais para empresas que almejam alcançar o sucesso no mundo online: Encontrar; Atrair; Relacionar; Convencer; Vender; Surpreender; e Multiplicar, pilares esses que serão melhor detalhados durante a realização do Seven Summits, evento realizado pela Eduzz em parceria com a Stage, e que acontece em novembro, em São Paulo.

 

Aos que escolhem empreender, Pachelle aconselha tomar consciência dos desafios para partir em busca de mais reconhecimento de mercado, de mais lucratividade, de mais resultados para garantir a sobrevivência e se destacar.

 

Fonte: https://ecommercenews.com.br