Sitemaps Como criar

 

 

O Google pode aceitar Sitemaps da web em vários formatos, mas recomendamos a criação de um Sitemap com base no protocolo de Sitemaps, pois o mesmo arquivo pode ser enviado a outros mecanismos de pesquisa, como o Bing e o Yahoo!, que são membros do sitemaps.org.

Veja um exemplo de um Sitemap básico com uma entrada única de um URL que inclui uma imagem e um vídeo (para conveniência, apenas um subconjunto das informações de vídeo disponíveis é exibida).

 

    

        >         >  

 

    

    http://www.example.com/foo.html

    

   

       http://example.com/image.jpg

    

   

        

      http://www.example.com/video123.flv

     

     

      autoplay="ap=1">http://www.example.com/videoplayer.swf?video=123

      http://www.example.com/miniaturas/123.jpg

     

      Grelhando carne no verão 

       

      Deixe os bifes sempre no ponto

     

   

 

 

 

Você pode criar seu Sitemap manualmente. Como alternativa, há diversas ferramentas de terceiros que podem ajudar a gerar Sitemaps. Além do formato padrão acima, o Google também aceita os seguintes formatos como Sitemaps:

  • RSS, mRSS e Atom 1.0: O Google aceita feeds RSS (Real Simple Syndication) 2.0 e Atom 1.0. Se você tiver um blog com um Feed RSS ou um Feed Atom, poderá enviar o URL desse feed como um Sitemap. A maior parte dos softwares de blog cria seu feed para você. O feed só pode fornecer informações sobre URLs recentes. Além disso, você pode usar um feed mRSS (media RSS) para fornecer ao Google detalhes sobre o conteúdo de vídeo em seu site.
  • Arquivo de texto: para Sitemaps da web básicos (Sitemaps que incluem somente URLs de páginas da web, e não imagens, vídeo ou outros dados especializados), você pode fornecer ao Google um arquivo de texto simples que contenha um URL por linha. Por exemplo:

·             http://www.example.com/arquivo1.html

·             http://www.example.com/arquivo2.html

Para obter os melhores resultados, siga estas diretrizes:

  • Especifique URLs completos para que o Google possa rastreá-los exatamente como foram fornecidos.
  • O arquivo de texto deve usar a codificação UTF-8.
  • O arquivo de texto não deve conter nada além da lista de URLs.
  • O arquivo de texto pode ser nomeado da forma que você desejar. O Google recomenda adicionar uma extensão .txt ao arquivo (por exemplo, sitemap.txt).

Assim que concluir seu Sitemap, você poderá enviá-lo ao Google usando as Ferramentas do Google para webmasters.

Diretrizes para Sitemaps

  • Um arquivo de Sitemap pode conter no máximo 50.000 URLs e deve ter até 50 MB quando não compactado. Se seu arquivo de Sitemap for maior que isso, divida-o em vários Sitemaps menores. Esses limites ajudam a garantir que seu servidor não fique sobrecarregado ao enviar arquivos muito extensos para o Google.
  • Se você tiver mais de um Sitemap, poderá listá-los em um arquivo de índice de Sitemaps e enviar esse arquivo ao Google. Você não precisa enviar cada arquivo de Sitemap individualmente.
  • Especifique todos os URLs utilizando a mesma sintaxe. Por exemplo, se você especificar o local do seu site como http://www.example.com/, a sua lista de URLs não poderá conter URLs que comecem com http://example.com/.
  • Não inclua IDs de sessão em URLs.
  • Seu arquivo de Sitemap deve especificar o seguinte namespace XML:> O URL do Sitemap deve ser codificado com UTF8 e codificado conforme a capacidade de leitura pelo servidor da web no qual está localizado.
  • Se seu site puder ser acessado tanto na versão www quanto na versão não www de seu domínio, não será necessário enviar um Sitemap separado para cada versão. No entanto, recomendamos escolher a versão www ou a versão não www e usar os métodos de canonicidade recomendados para informar ao Google qual versão está sendo usada.
  • Se pensar em contratar um consultor para ajudá-lo a otimizar seus Sitemaps, recomendamos a leitura de nossas recomendações sobre o trabalho com otimizadores do mecanismo de pesquisa. Além disso, você deve familiarizar-se com nossas Diretrizes para webmasters e nosso Guia do Google para iniciantes sobre Otimização de mecanismos de pesquisa. Também pode ser útil verificar sites ou negócios semelhantes com colegas.
  • Um arquivo de Sitemap é independente do idioma do conteúdo. Para garantir que cada versão de idioma possa ser rastreada e indexada, use URLs exclusivos. Esses URLs podem ser incluídos em seus arquivos de Sitemap.

Extensões para Sitemap (vídeos, imagens, notícias…)

Além das informações básicas do URL, os Sitemaps podem conter informações detalhadas sobre tipos específicos de conteúdo em seu site, incluindo vídeo, imagens, celular, notícias e código-fonte de software.

Dependendo do tipo de conteúdo incluído em seu Sitemap, você deve especificar os namespaces apropriados, listados na tabela abaixo. Lembre-se de especificar o namespace de cada tipo de informação incluído no seu Sitemap.

URL geral

> Imagens

> Vídeo

> Dispositivo móvel

> Notícias

> Definições de tag para Sitemap

A tabela a seguir apresenta as tags necessárias para os URLs da Web na listagem dos Sitemaps. Para adicionar informações mais detalhadas sobre os tipos de conteúdo específicos, consulte vídeo, imagens,celular, notícias e código-fonte de software.

Tag

Obrigatório?

Descrição

Obrigatório

Abrange todas as informações sobre o grupo de URLs incluído no Sitemap.

Obrigatório

Abrange todas as informações sobre um URL específico.

Obrigatório

Especifica o URL. Para imagens e vídeo, especifica a página de destino (também conhecida como página de reprodução, página de referência). Deve ser um URL exclusivo.

Opcional

A data da última modificação no URL, no formato AAAA-MM-DDThh:mmTZD (o valor de tempo é opcional).

Opcional

Fornece uma dica sobre a frequência com que a página provavelmente mudará. Os valores válidos são:

  • always. Use esse valor para páginas que são alteradas sempre que são acessadas.
  • hourly
  • Diariamente
  • weekly
  • monthly
  • yearly
  • never. Use esse valor para URLs arquivados.

Opcional

Descreve a prioridade de um URL relativo a todos os outros URLs no site. Essa prioridade pode variar de 1.0 (extremamente importante) a 0.1 (nada importante).

Não afeta a classificação do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Como esse valor é relativo a outras páginas no seu site, atribuir uma prioridade alta, ou especificar a mesma prioridade para todos os URLs, não ajudará a classificação de pesquisa do seu site. Além disso, a definição de todas as páginas com a mesma prioridade não terá efeito.

 

Saiba mais.