voice commerce vai mudar a experiência de compra
|Se no passado falávamos em ser “mobile first” (mobile primeiro), a partir de agora devemos pensar em ser “voice first” (voz primeiro). Estamos falando do voice commerce (compra por voz), uma das mais fortes tendências globais de e-commerce.
O que é voice commerce?
O voice commerce é o uso da voz como parte de um processo de compra online e envolve desde a pesquisa para encontrar a solução para uma necessidade a busca do produto em si e depois a compra, de fato, no meio digital. Por enquanto, a Amazon é a plataforma que mais investe nesse novo formato de compra.
Nos Estados Unidos, os assistentes físicos de voz, como Alexa e Google Home, já estão impactando na forma como as pessoas compram online. É o que mostra uma pesquisa da NPR and Edison Research, que constatou que mais de 53 milhões de adultos no país têm ao menos uma caixa de assistente de voz e que a maioria usa o dispositivo uma ou mais vezes ao dia.
Esse novo formato de compra pode se dar inteiramente por voz ou parcialmente, combinado com imagem e texto. Ouça o podcast para aprender mais sobre voice commerce!
Todos os tipos de e-commerce, eventualmente, poderão se beneficiar da compra por voz, mas num primeiro momento o maior impacto será sentido nos setores em que as compras são rápidas para reabastecimento de algum produto, como em supermercados.
O voice commerce se apresenta como ideal para as commodities básicas, de primeira necessidade, quando o consumidor já sabe o que quer.
Apesar de ser uma tendência promissora, o voice commerce ainda encontra barreiras. Uma pesquisa da Forrester testou as capacidades comerciais dos assistentes de voz da Amazon, Apple, Microsoft e do Google e constatou que 65% dos dispositivos falharam nas respostas às perguntas. Em algumas, eles redirecionaram o consumidor para um navegador para encontrar ajuda; em outras, os dispositivos não entenderam o pedido.
Veja o que os consumidores responderam em um levantamento da Elastic Path, uma plataforma de e-commerce, sobre quais produtos comprariam via voz:
Itens de supermercado: 69%
Produtos de saúde e beleza: 67%
Livros, filmes e músicas: 59%
Roupas e acessórios: 43%
Fonte: https://inboundcommerce.com.br