Erros de marketing de conteúdo que você pode estar cometendo

8. Não utilizar palavras-chave

Na hora de produzir um conteúdo em formato de texto, é essencial pesquisar quais palavras irão facilitar a busca do seu usuário no Google e quais delas vão descrever bem o tema do seu material.

 

Se você quer escrever um texto que dá dicas de como preparar um jantar para os amigos, liste as principais palavras-chave que deverão aparecer em alguns momentos do texto. Nesse exemplo, podemos utilizar Jantar, Comida, Amigos, Receita, Ingredientes, Dicas.

 

São as palavras-chave que irão fazer seu conteúdo ser encontrado pelos usuários e é um fator determinante para o sucesso do seu site e blog.

 

9. Esperar resultados rápidos

Todo mundo que investe em qualquer tipo de marketing quer resultados rápidos, mas vale lembrar que nem todas as estratégias geram resultados na velocidade que você gostaria.

 

No Marketing de Conteúdo você vai ter resultados a médio e longo prazo. Se você precisa de resultados a curto prazo, vá para estratégias patrocinadas, como os links patrocinados e anúncios nas mídias sociais.

 

O tempo que leva para começar a trazer resultados depende de muitas coisas, como: a relevância do seu conteúdo, qualidade, bom uso das palavras-chave, otimização (SEO), consistência, frequência, interação e por aí vai.

 

Por tanto, diminua suas expectativas um pouquinho e seja persistente. Aos poucos, sua marca vai construir uma base sólida de conteúdo, de fãs e vai se tornar relevante para essas pessoas.

 

10. Não integrar com outras áreas

Teve uma época não tão distante assim, que se falava muito em criar estratégias online e offline. Eu particularmente acho que não funciona assim.

 

Para que o conteúdo se torne efetivo, é legal estar integrado com várias outras áreas de um negócio.

 

Imagine se a sua equipe comercial pudesse transmitir para seus produtores de conteúdo todas as suas dificuldades, questionamentos e perspectivas em relação ao público, o conteúdo não seria muito mais rico? Afinal, eles lidam frente a frente todos os dias com essas pessoas e podem trazer ideias e argumentos para complementar o trabalho de conteúdo.

 

Não isole seu marketing das outras áreas. Pense sempre em processos de colaboração, faça reuniões de brainstorming onde todos podem participar e trazer suas ideias.

 

11. Não possuir um responsável pelo conteúdo

Pois é, eu sei o que você deve estar pensando. “Minha equipe é enxuta, não consigo contratar mais ninguém, eu mesmo posso fazer os conteúdos”. Poder, pode.

 

Você pode tentar passar essa função para outros membros da sua equipe de uma maneira que todos colaborem com esse processo. Poder, pode.

 

Mas conhece aquele ditado “o que é de todo mundo não é de ninguém”? As pessoas possuem funções bem definidas dentro de uma empresa e elas forem escolhidas para fazer determinada atividade porque são muito boas nisso. Não sobrecarregue o cidadão e não dê atividades que ele não curte fazer.

 

Ter uma pessoa para criar, produzir, gerenciar e garantir que cada ação de Marketing de Conteúdo e seus objetivos sejam seguidos é sensacional! A tranquilidade e paz que você vai sentir com uma pessoa assim na sua equipe é impagável.

 

12. Não mexer em time que está ganhando

Acredito que essa é uma das crenças mais limitantes que alguém pode ter. Em time que está ganhando se mexe sim, para ganhar mais ainda!

 

Colocar alguma ideia ou projeto em prática só quando estiver perfeito pode fazer com que as coisas andem muito devagar.

 

No mundo digital é preciso ter ousadia e rapidez para mudar o mais rápido possível e adaptar suas ações para o momento atual, para o que o mercado e público pedem.

 

Todo mundo que é empreendedor e tem seu próprio negócio deve ter em mente que vai correr riscos e que vai dar errado. O segredo é: erre, mas erre rápido.

 

Sair da zona de conforto, errar e aprender como evoluir a partir do erro pode revelar novas oportunidades e atrair pessoas que você não tinha focado ainda.

 

13. Não mostrar sua personalidade

Já fez uma busca rápida no Google sobre o seu produto? Observe a quantidade de concorrentes, conteúdos, sites, materiais que falam sobre esse mesmo produto. É bastante coisa, né?

 

É preciso de destacar nesse cenário e uma das maneiras de fazer isso é colocando um pouco da sua personalidade no conteúdo. As pessoas buscam por informações, educação, dicas e muito mais. Mas a diferença está em fazer com que elas se identifiquem com você.

 

Existem algumas maneiras simples de fazer isso:

Compartilhar experiências pessoais

Dar sua opinião sobre determinado assunto

Mostrar uma nova perspectiva sobre um mesmo ponto de vista

 

14. Não mensurar resultados

 

Para obter uma melhoria contínua e entender cada vez mais o comportamento do seu público, é fundamental ter subsídios para isso. Será que seu conteúdo está sendo acessado? E a interação, está boa?

 

Gosto de mostrar que nem todos os negócios vivem de métricas de vaidade. Essas métricas são baseadas em quantas curtidas, compartilhamentos e interação de um modo geral uma marca possui.

 

Isso quer dizer que essas métricas são ruins? De modo algum, elas ajudam uma marca a obter a prova social, mostrando para as pessoas que elas passam credibilidade, confiança e engajamento para a comunidade.

 

Mas esses não devem ser seus principais dados. Olhe para aqueles KPI´s que irão trazer conversão, leads e vendas para seu negócio.

 

15. Não fazer uma revisão

Antes de publicar seu material é bom passar um pente fino e rever alguns pontos como ortografia e gramática.

 

Para quem produz o conteúdo, revisar pode ser mais difícil. A leitura já se tornou viciada e deixar passar algum erro despercebido é algo muito comum. Por isso, peça para outra pessoa fazer essa revisão, de preferência alguém que tenha conhecimento em linguagem e gramática.

 

Confira algumas dicas para revisar um conteúdo:

 

Dividir frases muito longas em duas ou mais frases.

Troque palavras complicadas por sinônimos.

Corte tudo que estiver redundante.

Sempre se pergunte: essa informação é relevante?

Corrija erros de ortografia e gramática.

 

Antes de publicar qualquer coisa, faça uma lista para lembrar tudo que precisa ser revisado. A MOT preparou um checklist com 15 etapas para a publicação de um post, que pode complementar esse processo para você. Vale a pena conferir!

 

Errar faz parte do aprendizado. É assim que a gente cresce, evolui um produto e torna ele melhor para o consumidor. Seu produto nunca estará pronto, ele sempre vai passar por mudanças e adaptações conforme você for recebendo os feedbacks do mercado e do seu público.

 

É assim também no Marketing de Conteúdo. Você vai testar e validar suas teorias, estratégias e formatos, por tanto, esteja aberto para possíveis erros no caminho e como transformá-los em acertos.

 

Fonte: https://motdigital.com

 

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