Processado por invadir o Facebook

Rei dos spams, Sanford Wallace é processado por invadir o Facebook

Americano de 43 anos é acusado de ter roubado senhas de 500 mil contas e enviado 27 milhões de mensagens indesejadas na rede social.

O notório rei dos spams (mensagens eletrônicas não solicitadas enviadas em massa) Sanford Wallace está enfrentando acusações de fraudes federais por supostamente por ter invadido contas do Facebook e envado 27 milhões de messagens de spam em 2008 e 2009.

Wallace, que tem 43 anos, conseguiu logins e senhas por meio de um ataque de phishing e então os usou para postar spam no mural das vítimas, afirmou o Departamento de Justiça dos EUA.

O spammer teria lucrado com o golpe direcionando o tráfego web para empresas afiliadas de marketing, que pagam seus membros de acordo com o número de cliques que oferecem aos sites.

As informações estão relatadas em uma acusação formal apresentada em 6 de julho, mas que foi revelada ao público apenas na quinta-feira (4/8). depois que Wallace se entregou a autoridades federais.

O rei dos spams ficou famoso como uma das principais vozes que defendiam o spam nos anos 1990, e por isso enfrentou muitas ações contra suas atividades, incluindo processos da rede social MySpace e da Comissão Federal de Comércio dos EUA, que promove a proteção do consumidor.

Apesar disso, essa é a primeira vez que enfrenta acusações criminais.

Banido do Facebook

Wallace também foi processado pelo Facebook, que ganhou 711 milhões de dólares em uma ação civil contra ele. Como parte da sentença, Wallace foi banido do Facebook e ainda pesa contra ele a acusação de desobedecer a Justiça por ter acessado a rede social durante um vôo em abril de 2009, de Las Vegas para Nova York. Wallace também teria criado um perfil no site no começo deste ano, com o nome de David Sinful-Saturday Fredericks.

“Nós louvamos o trabalho dos procuradores federais e do FBI por trazer os spammers à Justiça”, afirmou o Facebook, via e-mail. “Agora Wallace também vai enfrentar um bom tempo na prisão por essa conduta ilegal. Vamos continuar a perseguir e dar apoio às consequências criminais e civis para spammers e outros que tentem prejudicar o Facebook ou os usuários do nosso serviço.”

Caso seja condenado, Wallace poderá cumprir até 16 anos de prisão.

Ele foi liberado na quinta-feira após pagar a fiança de 100 mil dólares. A próxima audiência de Wallace está marcada para 22 de agosto, na Corte Distrital do Norte da California, na cidade de San Jose.

Fonte: idgnow.uol.com.br/segurança
Por IDG News Service