Site responsivo é o que sua empresa precisa

Não é mais surpresa que a utilização da internet por meio de dispositivos móveis cresceu muito nos últimos anos. De acordo com um relatório da Morgan Stanley, o acesso à internet por esses meios já superou a utilização em desktops. Uma pesquisa da Smart Insight também revelou alguns dados interessantes:

 

  • Mais de 20% das buscas no Google são feitas em dispositivos móveis;
  • 25% dos usuários de internet apenas a utilizam por dispositivos móveis;
  • 61% dos consumidores possuem uma opinião mais favorável em relação à empresa quando existe uma boa experiência móvel;
  • 25,85% de todos os e-mails são abertos via smartphones.

Contudo, mesmo com tantas evidências, muitas empresas ainda não possuem sites responsivos e se adequam à utilização da internet em smartphones e tablets. Essa não adequação não se trata apenas de um incômodo para o usuário, mas de perdas de oportunidades de negócio.

 

1. Saber a diferença entre site mobile e site responsivo é importante

Existem dois métodos principais para a criação de sites que se adequem à experiência móvel: design responsivo e template móvel. O design responsivo requer que você tenha apenas um site, criado de forma que ele se adapte a qualquer formato e tamanho de tela em que estiver sendo exibido.

 

Em contraste, o template móvel é um site completamente separado, requerendo que você tenha um segundo site, apenas para a visualização em dispositivos móveis. Devido à facilidade de criação, utilização e gerenciamento, hoje ter um site responsivo é mais vantajoso do que contar com um site mobile, pois além de ter de manter apenas um canal, evitando esforços duplicados, é garantia também de que o usuário terá a mesma experiência, independentemente de onde acessar.

 

2. Dar ao usuário uma experiência positiva é uma necessidade

De acordo com o Google, se um usuário entra em um site por meio de um smartphone e se frustra com o que encontra, ou não vê o que está procurando, existe 61% de chance dele sair imediatamente e procurar outro site (grandes chances de ser um concorrente), por isso, em janeiro de 2017, a empresa anunciou em seu blog (Google Blog Center para Webmasters) que as páginas de difícil acesso para o usuário em dispositivos móveis serão penalizadas quanto a sua classificação.   

 

O Google também apontou que se o usuário possui uma boa experiência no site a partir de um dispositivo móvel, ele tem 67% mais chances de comprar um produto ou serviço.

 

3. Ter um site responsivo é essencial para o SEO

O atual algoritmo de rankeamento do Google prefere sites que sejam responsivos, pois eles têm uma performance melhor do que sites com template mobile e sites que não possuem preocupação nenhuma com a experiência móvel.

 

Essa preferência ocorre porque o Google deseja que o usuário tenha a melhor experiência possível e, com um site responsivo, o Google sabe que essa experiência ocorrerá, independente do equipamento em que o usuário realiza o acesso.

 

4. Adaptar-se a equipamentos futuros é uma vantagem

Um dos grandes benefícios de um design responsivo é que a visualização ocorre de acordo com a tamanho da tela, não do tipo de dispositivo. Isso significa que não importa de qual tamanho de tela o seu site está sendo visualizado, ele vai ser apresentado de forma correta.

 

Então, no futuro, com a popularização de televisões inteligentes, relógios, óculos e outros, seu site estará preparado para oferecer uma boa experiência ao usuário.

 

Fonte: https://www.organicadigital.com