Implementar o SEO
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Com quem implementar o SEO em Salvador Bahia
Quem trabalha, mesmo que por pouco tempo, com SEO já deve ter passado por esta experiência. São feitos diversos relatórios e apresentações de encher os olhos com alterações e sugestões para o site. O cliente fica super empolgado e não acredita que tinha tanta coisa para fazer. Começa então a botar a mão na massa, mas… deixa de fazer inúmeras coisas importantes. Você sabe o potencial do cliente e isto pode frustar você e, quem sabe, o cliente. Claro que isto pode acabar impactando o projeto de alguma forma. Então o que podemos fazer para minimizar este problema?
Priorize
Sabemos que dependendo do projeto, as ações serão muitas. O que fazer então? Priorizar. Quando você ordenar a execução do projeto, facilite mostrando qual a ordem de execução. Analise os “incêndios”, pequenas vitórias, maiores ganhos, pontos complicados e a necessidade do cliente. Isto ajuda o cliente a enxergar melhor o trabalho pelos próximos meses, além de organizar o projeto.
Pequenas vitórias
Não adianta tentar as grandes conquistas de uma vez só. Muitos dos objetivos são de longo prazo. O cliente pode se frustar e esfriar. Então para motivar a equipe a continuar implementando e perceber valor no projeto, conquiste resultados menores e mais fáceis antes. Além de aumentar a moral dos participantes do projeto, você ainda pode garantir umas vendas para ajudar o projeto a se pagar mais rapidamente. Não esqueça de celebrar as conquistas.
Negocie
Não adianta seguir uma receita de bolo e esperar que o cliente faça tudo conforme o que você priorizou. Ele tem demandas internas ou de negócio que não podem parar para o projeto de SEO (se bem que SEO deveria ser prioridade), mas o projeto tem que andar. Se ele não puder fazer uma determinada alteração, questione o porquê. Percebi que algumas vezes percebi a tal alteração só não poderia ser feita, pois o time ou não sabia como fazer ou não entendia a razão real da alteração. Muita gente torce o nariz para empresas que fazem backlogs para uso dos recursos de desenvolvimento, mas eu acho excelente! Exatamente por terem um processo claro, fica mais fácil negociar com eles o que deve ser feito.
Cobre
Você está sendo pago, mas isto não impede que você cobre o cliente. Afinal aquilo pode impactar o resultado do projeto de SEO. Não cobre tudo de uma vez também. Use a priorização e a negociação para esta cobrança. Em cada cobrança, mostre o motivo daquela ação e seus ganhos. Ao cobrar você evita que o cliente caia no esquecimento daquelas alterações. Eu mesmo já fiquei receoso de cobrar o cliente, mas o resultado é muito bom. Deixar de fazer uma ação de link building pode ser um grande diferencial. Saiba também de quem cobrar. É importante que um projeto de SEO tenha um líder dentro da empresa e que representantes das áreas participem do “comitê SEO”.
Custo
Praticamente todas as empresas precisam aumentar suas receitas e para isto acontecer existem custos. Em um projeto de SEO os custos de implementação são variáveis. O cliente pode ter alocado apenas dinheiro para o projeto e não pensou em fazer uma ação de link building ou no custo de implementação das alterações. É importante avaliar na durante o projeto os custos e pensar, inclusive, no orçamento para o próximo ano.
Terceirização
Se o cliente não tem braço ou o conhecimento para fazer as coisas, talvez seja o momento dele terceirizar. Deixar com um programador ou designer experiente a execução de alguma tarefas ajuda muito o tempo de execução.
Fonte: http://www.marketingdebusca.com.br