Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

 

 

SEO é o acrônimo em inglês de "otimização do mecanismo de pesquisa" ou "otimizador do mecanismo de pesquisa". A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as vantagens potenciais, bem como os danos que um SEO irresponsável pode causar ao seu site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:

 

  • Análise do conteúdo ou da estrutura do seu site
  • Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
  • Desenvolvimento de conteúdo
  • Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
  • Pesquisa de palavras-chave
  • Treinamento de SEO
  • Experiência em regiões e mercados específicos.

A página de resultados do Google inclui resultados de pesquisa orgânicos e, frequentemente, publicidade paga (indicada pelo título "Links patrocinados") também. Anunciar no Google não terá qualquer efeito na presença do seu site em nossos resultados de pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites nos resultados de pesquisa; não há custos para aparecer em nossos resultados de pesquisa orgânicos.

 

Antes de iniciar sua pesquisa por um SEO, é recomendável tornar-se um consumidor informado e se familiarizar com o modo como os mecanismos de pesquisa funcionam. Recomendamos iniciar aqui:

 

Se você estiver pensando em contratar um SEO, quanto antes melhor. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design do site ou planejando lançar um novo site. Dessa maneira, você e o seu SEO podem garantir que o seu site seja criado para ser conveniente para mecanismos de pesquisa do início ao fim. Porém, um bom SEO também pode ajudar a melhorar um site existente.

 

  • Como me comunicarei com você? Você me informará sobre todas as alterações feitas no meu site e fornecerá informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
  •  

Embora os SEOs possam oferecer serviços valiosos aos clientes, alguns SEOs com comportamentos antiéticos são vistos com maus olhos no setor por suas práticas de marketing exageradamente agressivas e suas tentativas de manipular de forma inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas diretrizes podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do nosso índice. Veja alguns aspectos a serem considerados:

 

  • Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na web que enviam e-mails inesperados.

Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, mantenha o mesmo ceticismo que teria em relação a pílulas dietéticas que "queimam a gordura enquanto você dorme" ou solicitações para ajudar a transferir o dinheiro de ditadores depostos.

 

  • Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.

Cuidado com os SEOs que dizem garantir a sua classificação ou ter um "relacionamento privilegiado" com o Google ou que anunciam um "envio prioritário" para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única forma de enviar um site diretamente ao Google é através da nossa página Adicionar URL ou enviando um Sitemap, e você pode fazer isso por conta própria sem custo algum.

 

  • Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.

Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como páginas de entrada ou domínios "descartáveis", o seu site poderá ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor verificar exatamente como pretendem "ajudar" você. Se um SEO possui acesso ao FTP do seu servidor, ele deve explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.

 

Saiba mais.