Google Panda chegou para te morder na Bunda

Há alguns meses o Google lançou seu novo algoritmo apelidado de Panda de forma global, o que impactou o posicionamento de vários sites nos resultados das buscas nos quatro cantos do mundo, em torno de 6% a 9% levando alguns sites a receberem mais visitantes enquanto que outros rebaixaram ou sumiram completamente dos resultados Google.

 

O novo algoritmo foca no conteúdo de qualidade, que é o que as pessoas procuram quando utilizam o buscador do Google para encontrar algo na Internet e procura eliminar/rebaixar de seu banco de dados os sites que oferecem conteúdo de baixa qualidade.

 

Essa mudança vai favorecer as pessoas que trabalham sério na criação de conteúdo na Internet, diminuindo a concorrência desleal causada pelos sites com conteúdo plagiado, com conteúdo hypes, sites e blogs feitos especialmente para conseguir boas posições nos buscadores e etc.

 

O que o Google entende como conteúdo de qualidade

  • Você confiaria as informações apresentadas no conteúdo?
  • O conteúdo foi criado por um especialista ou entusiasta que entende bem sobre o tópico, ou aborda o assunto de forma superficial?
  • O site tem conteúdo duplicado, sobrepostas, redundantes sobre os mesmos temas, com pequenas variações nas palavras-chave?
  • Você estaria à vontade para dar suas informações de cartão de crédito para o site?
  • O Artigo tem erros de ortografia, estilo ou factuais?
  • São os tópicos criados por interesses genuínos dos leitores do site, ou o site gera conteúdo tentando adivinhar o que poderia se classificar bem nos motores de busca?
  • O artigo fornece conteúdo ou informações originais, reportagem original, pesquisa original ou a análise original?
  • Será que a página de fornece um valor substancial quando comparado a outras páginas nos motores de busca?
  • Quanto controle de qualidade é feito no conteúdo?
  • O artigo descreve ambos os lados de uma história?
  • O site é reconhecido como uma autoridade sobre o seu tema?
  • O conteúdo é produzido em massa por ou terceirizado para um grande número de criadores, ou espalhados por uma grande rede de sites, de forma que as páginas individuais ou sites não recebem tanta atenção ou cuidados?
  • O artigo foi bem editado, ou ele parece desleixado ou apressadamente produzido?
  • Para uma consulta relacionada a saúde, você confiaria informação apresentada no site?
  • Você reconheceria o site como uma fonte confiável de informação quando mencionado pelo nome?
  • O artigo fornece uma descrição completa e abrangente sobre o tema?
  • O artigo contém uma análise profunda ou informação interessante que está além do óbvio?
  • É este tipo de página que você deseja adicionar aos favoritos, compartilhar com um amigo ou recomendar?
  • O artigo tem uma quantidade excessiva de anúncios que distrai ou interfere com o conteúdo principal?
  • Você espera ver o artigo em uma revista impressa, enciclopédia ou o livro?
  • Os artigos são curtos, insubstancial ou falta de detalhes úteis?
  • As páginas são produzidas com grande cuidado e atenção ao detalhe vs. menos atenção aos detalhes?
  • Os usuários queixam-se quando veem páginas deste site?

Fonte: Criar sites